As principais entregas do projeto são: a implantação do Barramento, o desenvolvimento do Módulo de Gestão Documental e o desenvolvimento da integração do SEI com o INCom.

 

Barramento

O Barramento do PEN é uma infraestrutura centralizada que permite que um órgão envie processos/documentos administrativos eletrônicos para outro de maneira segura e com confiabilidade de entrega. Tal infraestrutura permite o trâmite eletrônico independentemente da tecnologia adotada.

Para saber os órgãos que utilizam o Barramento, clique aqui.

 

Módulo de Gestão Documental

Devido à ausência do adequado arquivamento dos processos eletrônicos no SEI, está em fase de finalização o desenvolvimento do Módulo de Gestão Documental, com a finalidade de arquivar os processos encerrados, controlar o prazo de guarda e realizar a correta destinação final (eliminação ou recolhimento dos processos históricos). 

 

Integração SEI com o INCom

O módulo de integração do SEI com o INCom, tem como objetivo permitir a publicação de documentos diretamente no Diário Oficial da União - DOU da Imprensa Nacional - IN. Esta interoperabilidade somente foi possível através da implementação de serviços que permitem a publicação de matérias em HTML, formato utilizado pelo SEI em seus documentos internos. O conteúdo desta transmissão conterá todas as informações de referência da matéria e do ofício, bem como o próprio conteúdo a ser publicado, com as devidas indicações dos estilos a serem aplicados.

 

EAD SEI - Adminsitrar

Desenvolvimento do curso a distância SEI-Administrar. Atualmente, o curso é ofertado mensalmente na modalidade presencial, com carga horária de 16h, pela Coordenação-Geral do Processo Eletrônico Nacional, do Ministério da Economia. Com a nova modalidade a distância mais servidores serão capacitados a configurar, parametrizar e administrar o SEI. Outro resultado esperado é o alinhamento desses servidores com as boas práticas de administração da ferramenta, possibilitando o nivelamento do conhecimento.